Guia

quarta-feira, 28 de março de 2012

OS PASSARINHOS

           OS PASSARINHOS
                 Autor: Edson Ribeiro da Silva
                           (Em 30.08.2011)

Eu amo os passarinhos e adoro vê-los voando livres
Exibindo as cores lindas das suas plumagens deslumbrantes
E cantando maviosamente pelo mundo inteiro
Com toda a sua liberdade / e nada de cativeiro

Nada de gaiola para prender passarinho
Nada de atiradeira para matar a pequena ave
Nada de visgueira para pegar os incautos / Nada de alçapão.
Nada de fazer o bichinho cantar vendo o sol nascer quadrado.

Nada de ouvir um passarinho com seu canto triste porque estava preso.
Nada de pano preto na gaiola para o passarinho cantar melhor
Nada de furar os “óios” do Assum Preto pra ele assim, “ói, cantá mió”.
Queremos ver o Sabiá com toda a sua majestosidade em liberdade

Temos que ver as Andorinhas voltando para seus ninhos à procura de amor
Temos que ver muitas andorinhas porque uma só não faz verão
Queremos ouvir os lindos trinados e gorjeios do Canário e do Curió  
Eu quero ouvir é o canto do Uirapuru que só canta enquanto está fazendo o seu ninho   

Não gostaria de ver a Asa Branca batendo asas e indo embora do sertão
Ah! Se eu pudesse evitar o extermínio dos animais.
Ah! Se eu pudesse voar que nem o Colibri e pairar no ar.
Ah! E com isso eu vou ter de parar de sonhar.

Eu ainda prefiro o Papagaio no ombro do pirata da perna de pau.
Dois passarinhos voando é melhor do que um só na mão eu asseguro
Eu gosto de ver o Cuco anunciando as horas. Eu gosto do Macuco, minha senhora!
Até o canto da Galinha e do Galo eu gosto de ouvir. Eu gosto de vida e glória.

A Galinha pra anunciar que está choca e o Galo pra anunciar que ali ele é o rei
O rei do galinheiro e que ali ele é o chefão e manda no terreiro
Até o canto da Araponga tem quem goste e aprecie até no domingo.
Eu não gostaria de ouvir falar no “Último vôo do Flamingo”.

Esse é o grande sonho de todos os poetas, violeiros, cantores e compositores
Ambientalistas, naturalistas, espiritualistas, seguidores dos mandamentos
Ver os passarinhos voando e cantando e livres do laço do passarinheiro
Procriando, se perpetuando e se espalhando pelo mundo inteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário