Guia

quinta-feira, 15 de março de 2012

DEZ CONSELHOS PARA SER FELIZ

DEZ CONSELHOS PARA SER FELIZ



Como poderia definir em termos positivos a felicidade? Esse conceito, abstrato até a medula, é impossível de ser descrito diretamente. Mas, aí vai uma definição: Felicidade é estar cada dia menos angustiado. Para alcançarmos tal objetivo, sigamos alguns conselhos:

1)      Quando tiveres de decidir entre “fazer” ou “não fazer” alguma coisa, escolha “fazer”. Se errares na tua escolha ao menos terás realizado uma experiência.
2)      Escutas mais a tua intuição do que a tua razão. As palavras forjam a realidade, mas não são a realidade.
3)      Realizas algum sonho infantil que não fora concretizado na tua infância.
4)      Não há alívio maior do que começar a ser o que você é. Desde a infância tentam nos indicar nossos destinos. Não estamos no mundo para realizarmos o sonho dos nossos pais, senão os nossos próprios sonhos. Exemplo: Se és um cantor nato (tens tendência para a música) e não um advogado como teu pai, abandona a carreira de leis e grava teu disco.
5)      Hoje mesmo deixa de criticar teu corpo. Aceita-o como ele é sem se preocupar com o olhar e a opinião alheia. Não te amam porque és bela. És bela porque te amam.
6)      Uma vez por semana, pelo menos, ensina grátis aos outros o pouco ou muito que sabes. É dando que se recebe. O que você não tiver para dar, você receberá em troca. O que você tiver para dar, você também receberá em troca. O conhecimento que você não tem, você o adquirirá. Quanto mais você ensina, mais aprende o que ensinou.
7)      Busca todos os dias nos jornais uma notícia positiva. É difícil encontrá-la. Porém, em meio aos acontecimentos nefastos, sempre, de maneira quase imperceptível, há uma. Exemplo: Que se descobriu uma nova espécie de pássaros. Que um bebê caiu do 5º andar e nada sofreu, escapou ileso, etc.
8)      Se teus pais abusaram de ti quando pequeno, confronta-te calmamente com eles, em lugar neutro e desenvolva quatro aspectos, relatando e questionando o seguinte: A) Isto é o que vocês me fizeram. B) Isto é o que eu senti (ou sinto). C) Isto é o que eu sofro, por causa daqueles momentos. D) E esta é a reparação que peço. O perdão sem reparação não serve.
9)      A menos que tenhas uma família numerosa, refugia-te em um território pessoal aonde nada possa penetrar sem a tua permissão.
10)   Para de definir-se. Concede-te todas as possibilidades de ser, muda de caminho quantas vezes seja necessário.


Ao seguires estes conselhos terás afastado de ti, pelo menos, a “angústia”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário