Guia

quinta-feira, 12 de abril de 2012

BREVE CURRICULO DO AUTOR

BREVE CURRÍCULO DO AUTOR


EDSON RIBEIRO DA SILVA é natural de Salvador-Bahia, atualmente com residência fixa em Ponta de Areia – Itaparica-Bahia, nascido em 23 de maio de 1949, filho de Antonio Ribeiro da Silva e Maria Rita Borges. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia; tem curso de Especialização em Geociências pelo mesmo Instituto, a nível de Pós-graduação, com área de concentração em Geoquímica.

Exerceu a função de Geólogo no Departamento Nacional da Produção Mineral, Órgão vinculado ao Ministério das Minas e Energia, no período de 1984 a 1996, tendo participado da elaboração (redação) de compêndios de âmbito nacional sobre Produção Mineral, Sumário Mineral, Balanço Mineral, Informe Mineral, Perfis Econômicos de substâncias minerais e de Análises de Investimentos no setor, com divulgações no Brasil e no Exterior.

Naquele período escreveu as seguintes monografias:

AS SUBSTÂNCIAS MINERAIS E AS SUAS INFLUÊNCIAS NO MEIO AMBIENTE, VIDA E SAÚDE HUMANA – EM 25.04.1995;

PIGMENTOS: A MATÉRIA PRIMA BÁSICA PARA AS CORES DAS TINTAS – EM 25.09.1995. (Com essa monografia participou de concurso público promovido pela ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas);

IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELA EXPLORAÇÃO DE PEDRAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR – EM 30.10.1995.

Participou do IIº Prêmio FIEB de Economia Industrial. Concurso de monografias promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia no ano de 2003, sobre a história da economia industrial Baiana, com o tema: O Desenvolvimento da Indústria no Estado da Bahia – Da colonização até a implantação do complexo automobilístico da Ford em Camaçari.

Sempre interessado pela poesia, gosta de ler e escrever poemas, crônicas e canções. Aposentado da sua função de Geólogo passou a interessar-se muito mais e com todo o seu tempo disponível passou a aumentar a sua qualidade de leitura e de trabalhos escritos.

Procura dar maior diversidade possível a seus temas poéticos, os quais incluem: amor, paixão, arte, natureza, meio-ambiente, ecologia, protestos, ciências, música, carnaval, segregação racial, esporte, vida, religião, etc.

Admira os trabalhos de Jorge Amado, Dias Gomes, João Ubaldo Ribeiro, Castro Alves, Gregório de Matos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário